REABILITAÇÃO CARDIO RESPIRATÓRIA

A respiração é um processo essencial à vida, é a maneira pela qual se efetuam as trocas gasosas entre os pulmões e o meio exterior.

Para que os pulmões permaneçam funcionando corretamente é necessário a integridade das estruturas anatômicas e que as vias aéreas estejam limpas sem secreções.

Inúmeras são as afecções que atingem o aparelho respiratório e as consequências são: a falta de ar, presença de secreção pulmonar, tosse, cansaço, fadiga, emagrecimento, falta de condicionamento cardiorespiratório entre outros. A fisioterapia respiratória tem por objetivo normalizar a função ventilatória do paciente, melhorando a ventilação e a oxigenação pulmonar através de técnicas que eliminam a secreção pulmonar, melhoram a capacidade pulmonar e aumentam a tolerância ao exercício físico.

Algumas das técnicas são utilizadas no pré e pós operatório de cirurgias tóraco-abdominais (cirurgia cardíaca, bariátrica, pulmonares) com o objetivo de preparar os pulmões e o coração evitando complicações pós cirúgica.

O fisioterapeuta é um promotor de uma melhor qualidade de vida em pacientes pneumopatas.


Indicações:
DPOC ( Enfisema, asma, bronquite)
Bronquiolite
Pneumonias e broncopneumonias
Fíbrose cística
Tuberculose
Derrame pleural
Tumores e metástases pulmonares
Cirurgias toracopulmonares
Transplante pulmonar

Nenhum comentário:

Postar um comentário